16 de novembro de 2010

Dia de visita

Postado por Amanda Mirasierras na terça-feira, novembro 16, 2010
Para tirar a poeira daqui, e depois de todo mundo acompanhar nos últimos posts os extremos de como viver em casa, vou finalizar num ponto que, tenho quase certeza, a Tata apoiaria. Vou falar sobre as visitas.

Quando você resolve abrir as portas da sua casa para visitas, tem que abrir mão de quaisquer extremos a que esteja habituado. Se você quer que alguém vá à sua casa, não adianta querer que a pessoa se adapte ao que você inventou. Se não for capaz de fazer isso, é melhor encontrar os amigos num bar.

Eu gosto da minha casa limpinha, arrumadíssima, e aqui cada coisa tem o seu lugar. Se eu resolvo receber pessoas, no entanto, as regras não valem mais. Cada um pode sentar aonde se sentir mais confortável, pode usar todas as almofadas, pode deixar a bolsa em cima da cadeira. Imagina que péssimo seria se eu ficasse controlando cada migalha que cai no chão. Não, né? Em dia de visita, a bagunça corre solta.

Por outro lado, se você está acostumado com bagunça e se a sua casa só vê a cara da vassoura no dia da faxineira, é claro que você deve dar uma geral antes das visitas chegarem. Não importa se você vai lavar as meias ou só esconder no armário, e nem se você vai jogar Bom Ar ao invés de passar um pano no chão. O que importa é que os seus amigos possam se sentar confortavelmente, e que a privada esteja limpinha.

Tem gente que chega aqui em casa e diz que prefere tirar os sapatos, para não trazer a sujeira da rua ou estragar o tapete. Eu digo que não precisa, mas agradeço. O que eu acho muito desagradável - e já vi acontecer em algumas casas - é eu entrar pela porta e o anfitrião PEDIR para que eu tire os sapatos. Não que eu tenha algum problema em andar descalça, mas sério, é assim que você quer que eu me sinta à vontade? Sabendo, desde a entrada, que você vai ficar de olho para que eu não desarrume nada? Já vi até quem tenha pensado em colocar algumas Havaianas logo na entrada, pro convidado não se sentir tão desconfortável...

Enfim, como tudo nessa vida, o que vale é ter bom senso. Se você é incapaz de ver a toalha torta ou de limpar a pia do banheiro para receber alguém, aceite o meu conselho lá do começo e não convide ninguém para ir na sua casa. Mas se você faz questão de ser anfitrião, deixe as pessoas à vontade. E isso significa oferecer a elas o melhor ambiente e a menor frescura possíveis.

4 comentários:

Ci on 22 de novembro de 2010 às 23:15 disse...

Se me pedir pra tirar os sapatos na entrada, eu vou embora pra minha casa!!!

Tata on 23 de novembro de 2010 às 17:46 disse...

Poxa Ci, ja tava encomendando uma pra vc usar la em casa!!! huauhauh

Olha, preciso confessar, eu nao sou uma anfitriã nata. Desde qd eu morava com a minha mãe, odiava chegar em casa do trabalho e ter visita, eu queria mesmo era tomar banho, enfiar meu pijama e sentar na frente da tv e não ficar "fazendo sala"... o que nos leva a um ponto mt importante sobre receber visitas que nao foi abordado nesse texto... visitas só com hora marcada!!!!!

Amanda Mirasierras on 23 de novembro de 2010 às 18:06 disse...

Eu concordo, Tata... visita assim, de repente, é mesmo um saco. Receber gente em casa é bom quando as pessoas são mto íntimas e vc nem precisa fazer sala (pode até ficar de pijama mesmo).
E Cindy, às vezes vc é obrigada a ficar... hehehe

Tata on 23 de novembro de 2010 às 18:45 disse...

Pois é! Eu tb acho e tenho até uma foto de uma café da manhã na sua casa q vc tá de pijama! hehehehhe

 

Lágrimas e Maquiagem Copyright © 2010 Designed by Ipietoon Blogger Template Sponsored by Online Shop Vector by Artshare