9 de novembro de 2010

Vivendo sem aperto

Postado por Amanda Mirasierras na terça-feira, novembro 09, 2010
Tem gente que mora em casa e acha que nunca conseguiria morar em apartamento. Pois eu morei em apartamento a vida inteira, e quando me mudei para cá, num outro apartamento com uns 25m² a menos, também achei que não ia dar certo. Primeiro, porque a gente sempre tem pelo menos uma ideia de como quer que seja a nossa casa. E segundo que, por mais que você pense que não tem quase nada, acredite: você tem coisa pra caramba e vai dar o maior trabalho arrumar espaço para todas elas.



Mas é fato que a falta de espaço aguçou a minha imaginação. Passei a procurar dicas de móveis e decoração em todos os sites possíveis, e como moradora de um apartamento de quase 48m², eu deixo aqui as minhas dicas para viver em pouco espaço sem se sentir sufocado. Aliás, a primeira dica já está dada: pesquise, pesquise, pesquise. Visite muitos sites e lojas tipo Tok Stok ou Etna - pode ser que você não compre nada lá, mas os ambientes que eles montam são sempre inspiradores. Minhas outras dicas:

Faça armários planejados
É pouco provável que você consiga encontrar armários para a cozinha e guarda roupas nas medidas certas dos seus cômodos, e com pouco espaço, cada centímetro desperdiçado acaba fazendo muita falta. Planejando, você pode escolher quantas portas, gavetas, divisórias e prateleiras terá cada móvel - então, antes de planejar, preste atenção em tudo o que você tem para guardar lá dentro.

Tenha somente móveis muito necessários
É provável que na sua primeira casa você viva só, ou no máximo com mais uma pessoa. Então, qual a necessidade de um sofá de dois lugares e um de três? Pra quê seis cadeiras? Não compre móveis pensando nas visitas, porque no dia a dia é você quem vai ter que desviar daquele monte de coisas pela casa. Nos dias de festa, acredite, os convidados vão se ajeitar: tenha muitas almofadas, puffs que podem ser colocados sob outros móveis, banquetas de cozinha, cadeiras dobráveis. O mesmo vale para os armários. Ao invés que colocar armários em todos os cantos possíveis, tipo em cima da porta da cozinha ou sobre a cabeceira da cama, pense na possibilidade de prateleiras ou nichos. São menos claustrofóbicos.

Cuidado com a bagunça exposta
Nichos e prateleiras realmente liberam espaço, mas deixar objetos à vista pode dar a impressão de bagunça. Arrume as prateleiras e nichos intercalando os objetos, para não ficar monótono - por exemplo: entre uma e outra pilha de livro, coloque um vasinho ou um porta-retratos. Vale também colocar os objetos dentro de caixas bonitas, para ficar mais organizado e menos poluído.

Preste atenção às cores dos móveis
Pode ser que comprar um sofá laranja seja uma boa ideia na loja de móveis, mas pense se você vai conviver bem com ele num espaço tão pequeno por meses ou anos. Eu acho que móveis em cores fortes são muito bonitos, mas não sei se é uma boa ideia colocá-los em ambientes tão pequenos. Acho que o ideal é escolher sofás, poltronas e cortinas de cores mais neutras, que não cansam tanto e são mais fáceis de combinar. Sobre outros móveis, eu não acho que todos os acabamentos devam ser da mesma cor. Uma cama de madeira pode ficar linda com um criado mudo branquinho, por exemplo.

Coloque muitas cores na decoração
Para quebrar a monotonia dos móveis em cores neutras, coloque muita cor em vasos, almofadas e quadros. Tenha flores e velas, que além de enfeitar, ainda deixam a casa com um cheirinho gostoso. Vale também ter paredes coloridas, contanto que você pense muito bem se quer mesmo conviver com aquela cor por um bom tempo. Pra tudo tem que ter bom senso: se a sua casa está toda bege e branca, de repente uma parede vermelha pode ficar linda.


Tenha uma casa com a sua cara
Ao invés de gastar dinheiro com um quadro, enquadre posters dos seus filmes preferidos. Ou então enquadre várias fotos da família e dos amigos e enfeite uma parede da casa. Deixar alguns pertences à mostra, como brinquedos e lembranças de infância, deixam a casa bem mais aconchegante. Pendure luzes nas janelas, tenha quadros de recados, enfeite vasos com fitas coloridas. É a sua casa, então você tem que abrir a porta e se sentir muito, muito à vontade. Casa com cara de show room pode ser bem bonita, mas não diz nada sobre quem mora lá.

Dê novos usos para as suas coisas
Garrafas podem se tranformar em vasos super charmosos, e você nem precisa se preocupar em tirar o rótulo. Elas, assim como xícaras e bules, também podem ser castiçais bem bonitos. Você pode usar uma embalagem de perfume para guardar bijuterias, pode transformar um porta-guardanapos num organizador de batons, pode usar ganchinhos comuns para pendurar lenços e colares e decorar organizando a sua bagunça. Com muita imaginação, é possível montar uma casa linda gastando bem menos do que se pensa.


A casa é sua!
Por último, e não menos importante: a casa é sua. Repita como um mantra. Não importa se os outros vão achar estranho ter uma parede forrada de tecidos ou se ninguém nunca viu caixotes de feira serem usados como mesinhas de centro. Quem vai morar lá é você, então tudo tem que ser feito para você. E faça, viu. Porque ficar em casa é uma delícia, e ficar numa casa confortável, gostosa e muito nossa é melhor ainda. E se precisar de mais alguma dica, pode me perguntar: eu tenho pastas e pastas no computador com fotos inspiradoras!


*Todas as imagens foram retiradas do site Casa e Jardim

7 comentários:

Ci on 9 de novembro de 2010 às 21:29 disse...

Que lindo! Adorei as fotos!

Ai, queria uma casa pra mim...

Marcelo "Muta" Ramos on 10 de novembro de 2010 às 00:28 disse...

E o mais legal é ver as idéias comprovadas! :o)

Amanda Mirasierras on 10 de novembro de 2010 às 00:53 disse...

É verdade, comprovamos que é possível! Somos da casas fofinhas team!
Cindy, quando vc tiver a sua casa, deixar eu decorar? =P

Tata on 10 de novembro de 2010 às 12:01 disse...

Muito legal as fotos mesmo, pena que na real nenhuma casa se mantém arrumada o tempo todo! Vide o meu secador de cabelo e os carregadores de celular que ficam poluindo o ambiente perto da tomada a semana toda!!

Amanda Mirasierras on 10 de novembro de 2010 às 23:15 disse...

É, na verdade as fotos são pra ilustrar como ocupar pouco espaço de forma bonitinha e criativa... mas manter organizado pede cuidado todo dia, né.

Marcelo "Muta" Ramos on 11 de novembro de 2010 às 16:05 disse...

Tata, eu até aprendi a guardar meus carregadores depois de usar...

Hahaha, e se eu consegui isso, qq um consegue! =P

Sheilinha® on 12 de novembro de 2010 às 09:35 disse...

Adorei as fotos...fiquei com vontade tbm de ter minha casinha.
:))

 

Lágrimas e Maquiagem Copyright © 2010 Designed by Ipietoon Blogger Template Sponsored by Online Shop Vector by Artshare