31 de maio de 2010

Vogue, vogue

Postado por Amanda Mirasierras na segunda-feira, maio 31, 2010
Na Época da semana passada saiu uma reportagem interessante sobre como os impostos abusivos no Brasil encarecem os produtos. É impressionante confirmar que metade dos reais que você gasta num tênis está apenas pagando imposto. E sabendo disso, cai por terra aquela história de que você paga caro por uma marca. Você paga caro porque a taxa tributária no seu país é uma das maiores do mundo.

Nós que escrevemos aqui nesse blog temos o hábito de visitar nossos vizinhos que escrevem sobre moda e beleza. Ficamos por dentro das novidades e dos objetos de desejo mundo afora, mas em geral tudo isso passa bastante longe da nossa realidade.

Plagiando a wish list da Tata, alguns produtos são unanimidade dentre as internautas ligadas nesses assuntos. Todo mundo quer um blush Orgasm da Nars. Um batom Snob da MAC. Um curvex Shu Uemura. Nós aqui não temos nada disso por um motivo bastante consistente: não temos dinheiro. Mas sei que existem pessoas por aí penduradas no cartão de crédito para conseguirem seguir todas as últimas tendências.

Eu acho que cada um deve gastar seu dinheiro como bem entender. Se ter um esmalte Jade ao invés do genérico Absinto da Colorama vai fazer de você uma pessoa bem mais feliz, então compre. Mas todo mundo deve fazer uma compra consciente. E me desculpe, mas comprar marcas caras dentro do Brasil não tem nada de consciente.

Você compra também para os outros. Você compra para carregar a etiqueta, para se sentir com mais poder. Duvido que alguém compre um Louboutin só porque é lindo. A Via Uno tem dezenas de sapatos lindos a preços bem mais acessíveis. Mas lá nenhum tem sola vermelha, então não é a mesma coisa. Não tem graça calçar Via Uno.

Você paga pelo status e pela suposta exclusividade. Mas você não paga caro necessariamente pela qualidade. Não tente me convencer de que alguma dessas marcas carésimas fazem camisetinhas de malha melhores do que a Hering. Não fazem. Então por que os blogs de moda não mandam você comprar na Hering? Deve ser porque na Hering todo mundo pode comprar, não é? E a graça é ter aquilo que poucos podem ter, certo?

Aí você começa a acompanhar as tais das it girls e percebe que todas elas estão igualmente diferentes. O mesmo esmalte Chanel, a mesma bolsa Balenciaga, o mesmo bandage dress Herve Leger. Tudo caro, tudo igual. Moda exclusiva em série. Reais e reais investidos para ficar exatamente com a mesma cara da moça do blog ao lado.

Essas garotas podem entender muito de moda. Mas não me parecem ser muito espertas, definitivamente.

7 comentários:

Tata on 31 de maio de 2010 às 15:11 disse...

"um blush Orgasm da Nars. Um batom Snob da MAC. Um curvex Shu Uemura"

Mas é exatamente o que eu quero! heheh

Mas eu me contento bem com os opcionais: to horrores de feliz com o meu blush Felice-quase-Orgasm e mesmo após um ano do boom Jade me sinto super in por ter adquirido o Absinto! hehehhe

Desses, acho que só o SHU (super intima) não tem uma versão nacional acessível que funcione tão bem!

Mas eu ainda prefiro os produtos baratinhos, com ótimo custo/benefício que "vende na farmácia" e me fazem super feliz!!! Alias, acho que nenhuma loja me faz tão instantaneamente feliz como uma farmácia bem abastecida... tá, só o MC!

Ci on 1 de junho de 2010 às 23:52 disse...

Nossa, eu juro que nao conheço nenhuma das coisas que vcs estão falando.

Acho que eu estou completamente fora do ar. Mas pra falar a verdade, essas coisas de modinha não me agradam nem um pouco. Eu gosto do que é barato e me faz sentir bonita!

Marta Zanetti on 7 de junho de 2010 às 15:21 disse...

Concordo plenamente, mas acho que já é uma coisa bem óbvia que muitas pessoas pagam coisas caras para se diferenciar das outras. O luxo é isso, não? Posso fazer o mesmo corte de cabelo em outro salão, mas pago mais caro por que isso me faz diferente, mostra que tenho dinheiro, status, etc. Agora, que vc pode ter o mesmo efeito de um esmalte Chanel e de um Blush Nars com makes mais baratas, isso é totalmente verdade. Mas é um saco ver que, atualmente, ter estilo é estar igual a todo mundo...

Giovana Quaglio on 9 de junho de 2010 às 00:19 disse...

Aii, posso copiar esse post pro meu blog? Amei!!!!!!
E não adianta, o snob e o curvex ainda são mimos que todo mundo quer!!!!!

Amanda Mirasierras on 10 de junho de 2010 às 13:17 disse...

Pois é, Marta, mas aí é que está: atualmente muita gente resolve gastar os tubos no que é "diferenciado". Se todo mundo tem, não é mais diferenciado, né?
Por isso acho mais interessante gastar no que está mais acessível - interessante e saudável para o orçamento. =)

Amanda Mirasierras on 10 de junho de 2010 às 13:18 disse...

Pode copiar, Giovana, nós aceitamos propaganda! Hahahaha!

Sheilinha® on 15 de junho de 2010 às 08:17 disse...

Nossa, eu adoro coisas em conta, e me caem bem. Nada de marca, nada de de alto padrão....
Ah não ser que eu não encontre mesmooo aquilo que eu qro em promoção, aí eu acabo investindo em algo mais caro, mas não pela marca, mas pq aquilo, eu qro muito.

 

Lágrimas e Maquiagem Copyright © 2010 Designed by Ipietoon Blogger Template Sponsored by Online Shop Vector by Artshare