25 de janeiro de 2010

Por um padrão impossível

Postado por Amanda Mirasierras na segunda-feira, janeiro 25, 2010
Enquanto vocês se divertiam durante esse feriado paulistano, eu fiquei aqui sofrendo as consequências da maldita salada de lentilha que comi na sexta-feira. Não, eu não sou louca por salada de lentilhas. É que aqui no hospital nós não temos muitas opções alimentares: ou você se rende ao bandejão, e eu não me rendo, ou encara a lanchonete do sétimo andar, que ultimamente só serve massa meio crua e salada passada. Tem mais uma única opção de restaurante na rua, mas estava chovendo muito na sexta.

Pois bem, eu passei o fim de semana prolongado mal. Bem mal. E me lembrei que não foi a primeira vez que a comida do hospital surtiu efeito: há uns meses atrás eu tive uma ligeira indisposição que rendeu o seguinte diálogo:

Enfermeira: - Oi, Amanda, tudo bem? Como foi o fim de semana?
Eu: - Oi, Fe! Ah, foi mais ou menos... essa comida daqui me fez muito mal na sexta.
Farmacêutica: - Ih, deu GECA*?
Eu: - Pior que deu... bom jeito de passar o fim de semana, né?
Enfermeira: - Tem gente que tem sorte mesmo! Olha você, já é tão magra e ainda tem diarréia! Queria eu ter umas duas GECAs por mês!


Olha, se foi uma piada, eu perdi o tom da brincadeira. Ela queria MESMO ter diarréia para emagrecer. Não bastassem os remédios e a falta constante de almoço, ela ainda queria, desculpem-me, se desfazer em merda. E ela merece o palavreado.

A moça pesa o mesmo que eu (Como pode? Você parece tão mais magra do que eu!!) e está sempre gorda. Ela e muitas outras por aqui, aliás. Aqui todas comem pouco, malham muito, colocam silicone, fazem lipo, drenagem linfática, e, adivinhe?, estão se sentindo gordas.

Gente, vamos cair na real? Existem pessoas que NUNCA serão esqueléticas. Felizmente, porque poxa, não é bonito ser um saco de ossos. Eu, por exemplo, nunca serei gostosona. Não tenho estrutura para isso; meu pulso é minúsculo, meu anel é tamanho 11. Da mesma forma, existem milhares de mulheres com estrutura óssea grande. E elas NUNCA serão hiper magras. Por que é tão difícil se aceitar, se a graça está exatamente nas diferenças? Eu entro nesse hospital e não consigo distinguir uma médica de outra. Todas são magras e tem cabelo liso e com luzes. Só é possível ser bonita se estiver dentro do padrão branca/magra/cabelo liso? Se for loira e tiver olhos azuis, então, é certeza de ser maravilhosa?

Eu sempre fui magrela. No último ano, engordei uns 5kg que, pelo jeito, não vão mais me abandonar. Eu percebo que meu metabolismo está desacelerando conforme eu vou ficando mais velha, e é por aí que eu começo a me preocupar em ter uma alimentação mais saudável, em dormir melhor, em fazer yoga (juro que esse ano eu começo). Porque eu quero estar bem, quero ser saudável, quero envelhecer bonita. Não porque eu quero ter todos os ossos aparentes.

Eu já escrevi isso outras vezes aqui, mas repito: meninas, bonito é ser a gente mesma. É respeitar nossa natureza, nossos genes e nosso estilo de vida. Ficar de mal humor porque está em jejum e se entupir de remédio pra cagar horrores não é nada bonito.

E sem aquele papo de que "homem gosta de ter onde pegar" e "quem gosta de osso é cachorro". Com todo o respeito que tenho ao meu namorido e aos parceiros de vocês, foda-se a opinião deles. Homens não estão nem aí para o padrão de beleza. Aliás, existe padrão de beleza masculino? Nós gostamos deles magrelos, gordinhos, barrigudos, com o cabelo por cortar e a barba por fazer, com camiseta velha e calça jeans, não é? Tenho certeza que eles também gostam de nós por motivos mais nobres do que os números que a balança indica.

A cobrança é nossa, o sofrimento é nosso, e o resultado nunca é satisfatório. Então vamos plagiar a super Rita Lee, ter saúde e ser feliz.

Me cansei de lero-lero
Dá licença, mas eu vou sair do sério
Quero mais saúde
Me cansei de escutar opiniões



Você acha bonito?

SPFW 2010, imagem retirada da Folha online




*GECA: gastroenterocolite aguda, ou seja, diarréia de início abrupto, que pode ser acompanhada ou não de náuseas, vômitos, dor abdominal e febre. Se você vier trabalhar no HC, vai aprender a definir bem.

6 comentários:

Tata on 26 de janeiro de 2010 às 12:04 disse...

Eu vou até comer um Mc hoje no almoço em homenagem ao seu texto (E tb pq eu não tenho dinheiro pra comer nada melhor! hauhuaahu)

Marcelo "Muta" Ramos on 26 de janeiro de 2010 às 14:31 disse...

hehe, é verdade isso mesmo...

e vc sabe que eu não ligo para os padrões de beleza estabelecidos por aí né!? ;o)

beijos!

Andrea Mentor on 26 de janeiro de 2010 às 17:32 disse...

Excelente post Amanda! Tá todo mundo muito escravo do que dita a regra, nem que isso coloque em risco o sorriso, a alegria, a saúde. É bem triste... E feio, bem feio. Beijo

Ci on 27 de janeiro de 2010 às 14:01 disse...

Por isso que eu resolvi parar de tentar emagrecer... mais.

Mas vou tentar levar o seu post a risca, tá?

Mia disse...

* Adorei o post !

* Meu anel tb é 11 ... suhaus!

* Dou total apoio a sermos sempre nós mesmas e a gostarmos de nós como somos.

=]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]]

Sheilinha® on 28 de janeiro de 2010 às 23:13 disse...

nossa, me senti até uma gostosona agora...heheheh

 

Lágrimas e Maquiagem Copyright © 2010 Designed by Ipietoon Blogger Template Sponsored by Online Shop Vector by Artshare