23 de agosto de 2010

Anticoncepcionais: o lado B

Postado por Amanda Mirasierras na segunda-feira, agosto 23, 2010
Que a pílula anticoncepcional foi uma invenção espetacular, ninguém pode negar. Foi ela a grande responsável pela libertação sexual feminina, permitindo que pela primeira vez nós, mulheres, pudessemos decidir como e quando ter um bebê. E desde a sua invenção, nos anos 60, a pílula foi sendo aperfeiçoada para diminuir os efeitos colaterais. Hoje, é possível encontrar pílulas com dosagens hormonais baixíssimas.

Devido ao fácil acesso e utilização, a pílula é o método contraceptivo escolhido por muitas mulheres. Mas como podemos analisar se esse método é realmente o melhor? O fato de não engravidar significa necessariamente que tomar pílula é o ideal?

Se você toma pílula e não está grávida, talvez não repare em alguns efeitos adversos que esse medicamento pode estar trazendo. Para uma amiga minha, foi fácil fazer a associação: desde que começou a tomar pílula, ela apresentou vários episódios de vômito.

Muitas meninas sofrem com dores de cabeça diárias, mas poucas pensam que isso pode estar associado ao uso da pílula. Baixa libido pode estar ligada ao estresse e à rotina, mas pode perfeitamente ser mais um sintoma. Assim como as famosas variações de peso ou de humor, ou mudanças na pele e nos cabelos.

Pode ser, também, que você tome pílula há anos e, de repente, comece a notar algumas alterações. Sim, pode acontecer de um medicamento usado durante muito tempo apresentar esses efeitos adversos de uma hora para a outra.

Após uma pausa de cerca de 1 ano e meio, eu voltei a tomar uma pílula que já tinha tomado por três anos. Imediatamente comecei a sentir peso nas pernas e notei que apareceram vários vasinhos. Troquei a marca do anticoncepcional, optando por um que tem a menor dosagem hormonal do mercado, e passei a usar meia elástica (desconfortável, viu). Os sintomas diminuíram, mas não desapareceram. Ainda sinto peso e sensação de contração nas pernas. Incomoda bastante, principalmente na hora de dormir. Como a minha família tem histórico de varizes, estou cogitando trocar de método contraceptivo.

Então, meninas, fiquem atentas a tudo o que está acontecendo com vocês. Alterações de peso, de humor, de libido, qualquer coisa diferente pode (ou não, por favor!) estar ligada ao uso da pílula. Converse com o seu gineco, leve suas queixas e tente descobrir se elas podem estar estar ligadas ao anticoncepcional. Pode ser que não estejam, tanto melhor! Mas não pense que aquele comprimidinho em que você confia, tão pequeno e eficaz, é livre de complicações.

E lembre-se: se você toma pílula, não fume! Essa combinação bombástica pode gerar de trombose a AVC. Não tente a sorte!

4 comentários:

Tata on 23 de agosto de 2010 às 14:40 disse...

Ahhh eu sou defensora nº1 dos anticoncepcionais... nunca tive problemas, e pra mim melhora mt a dor de cabeça, colica e todos os sintomas da tpm!

Acho que é questão de falar com o médico mesmo e encontrar um que o seu organismo se adapte!

De *Snegs de Biufrais* on 23 de agosto de 2010 às 17:43 disse...

Já tive probleminhas e já troquei algumas vezes de pílula... Hoje, tomo uma injeção filha-da-puta para alguns aspectos, mas, positiva no geral... gosto e estou bem... e acho phoda isso tudo... o problema é que a maioria das nossas amigas não sabem como proceder e nem trocam aquela ideia bacana com o gineco... Já passou da hora de prestar atenção nessas coisas, senão, a revolução não tem fundamento!

Beijoooo!!!

Jussara on 23 de agosto de 2010 às 21:19 disse...

Oi, Amanda,
Sou sua leitora lá do Fracionário e apesar de ler o Lágrimas e Maquiagem tb, é a primeira vez que comento aqui.
Eu tomei pílula por muitos anos, mas este ano resolvi parar. Ela fazia sair milhares de vasinhos em mim, a TPM não melhorava, a pele tb não, os seios inchavam e ficavam doloridos. Troquei várias vezes de anticoncepcional, e ainda assim, nada de melhorar os efeitos colaterais. Tomei desde os com doses hormonais baixinhas até os mais caros. Aliás, dentre os mais caros tem um super badalado, mas que me deixou assustada depois que recebi um e-mail falando que ele e um outro podiam provocar trombose. Via de regra parece que todos podem, nas bulas diz isso - se a pessoa tiver tendência - mas esses dois parece que por terem doses mais altas de hormônios disparam mais rapidamente o gatilho. A amiga que me mandou o e-mail foi uma das "vítimas" e por pouco não teve consequências mais graves decorrentes do início de trombose. Eu gosto da pílula pelo papel da prevenção da gravidez, mas em termos de saúde pra mim não valeu a pena (comecei a usar para tratar a pele). Sem falar que em algumas mulheres ela provoca manchas. Enfim, cansei de ter hormônios artificiais passeando pelo meu corpo, e como tb tenho casos de varizes na família achei melhor parar. Outra coisa: a libido melhorou muito depois que parei, e as médicas com quem conversei falaram que é assim mesmo.
Adorei o post.
Desculpe o comentário enorme.

Ci on 25 de agosto de 2010 às 23:25 disse...

Será que meus vasinhos são por causa do anticoncepcional???

Vou pesquisar!

 

Lágrimas e Maquiagem Copyright © 2010 Designed by Ipietoon Blogger Template Sponsored by Online Shop Vector by Artshare