19 de abril de 2010

Guia prático para ruivas

Postado por Amanda Mirasierras na segunda-feira, abril 19, 2010
A maioria das mulheres que decide mudar a cor dos cabelos acaba pendendo para os tons loiros. Eu, ao contrário, sempre tive paixão pelos cabelos vermelhos. E como nem todo mundo tem o gosto igual ao meu, tive bastante dificuldade para encontrar informações que me ajudassem a evitar catástrofes (mesmo assim, algumas aconteceram nos últimos 10 anos).

Embora as minhas parceiras blogueiras sejam adeptas dos fios loiros, resolvi reunir aqui dicas que, acredito, são úteis para quem está pensando em se aventurar a ter cabelos vermelhos. Vamos lá:

1. Respeite a cor natural dos seus cabelos
Isso vale para qualquer pessoa que esteja pensando em tingir os cabelos. Nada impede que alguém de cabelos pretos resolva usar fios loiros claríssimos, mas é claro que isso vai dar muito trabalho. O ideal é clarear de 2 até 3 tons para conseguir um resultado mais natural e que exija um pouco menos de manutenção - se você fugir muito da sua cor, qualquer milímetro de raiz crescida vai gritar na sua cabeça. E vale lembrar que, quanto mais claro for o tom de vermelho que você escolher, mais seu cabelo precisará ser descolorido. Ou seja: depois de um tempo, talvez você ostente aquele famoso visual água de salsicha. Pense bem.

2. Entenda os números das colorações
Minhas aventuras capilares melhoraram muito depois que entendi um pouco de colorimetria. Para começar, esqueça as cores maravilhosas das caixinhas das tintas: na sua cabeça, nunca ficará igual. Escolha as cores sempre pelos números. O primeiro número sempre se refere a cor de base da tinta, conforme a tabelinha aqui:

1- preto
2- castanho escuríssimo
3- castanho escuro
4- castanho
5- castanho claro
6- louro escuro
7- louro médio
8- louro
9- louro claro
10- louro claríssimo


Por exemplo: se você escolher uma tinta que comece com número 7, a base é loiro médio. Então, se seu cabelo é castanho escuro, você vai clarear 4 tons. Ou seja, vai dar trabalho.

As cores que vem depois indicam os reflexos, e são divididas assim:

,1- cinza
,2- irisado (roxo)
,3- dourado
,4- cobre
,5- acaju
,6- vermelho
,7- mate


Por exemplo: o famoso 6.66 é vermelho intenso porque ele tem apenas reflexo vermelho. E em dose dupla!

3. Esteja disposta a ter trabalho
Os tons vermelhos são difíceis de acertar e desbotam logo. Então é bom evitar sol, sal, cloro, secador e chapinha. Como evitar tudo é muito difícil, é bom escolher sempre produtos que protejam a cor do seu cabelo. E mesmo que você queira manter o tom em casa, tenha sempre uma cabelereira de muita confiança para pedir dicas, sanar dúvidas e corrigir as besteiras que a gente sempre acaba fazendo.

4. Entenda que cabelo vermelho não é ruivo
Cabelo vermelho é vermelho, né. Mas cabelo ruivo é mais laranjinha. Se você quiser ter cabelos ruivos, fuja dos tons avermelhados que tenham reflexos 5 ou 6. Prefira os reflexos 4, que são acobreados e se aproximam mais dos ruivos de verdade.

5. Não faça grandes mudanças sozinha
Por exemplo: se você tem cabelo preto e quer desfilar por aí com a cabeleira da Julianne Moore, faça isso num salão (e depois me ligue para contar como conseguiu). Se quiser fazer tudo sozinha, em casa, não faça mudanças drásticas. Escolha tons que se aproximem do seu cabelo natural, e se possível, use tonalizantes (pelo menos para começar). Acredite em mim: é melhor ter cuidado e conseguir um cabelo quase como você queria do tentar consertar um tom errado.

Depois de muitas tentativas acertadas e errôneas, eu consegui sossegar numa cor. Meu cabelo natural é castanho claro acinzentado (provavelmente 5.1) e agora eu uso um tom 645, que só clareia meu cabelo em um tom e dá reflexos dourados e acobreados.



O cabelo é da farmácia, mas o bronzeado saturado é meu mesmo

6 comentários:

Tata on 19 de abril de 2010 às 10:07 disse...

E o principal: antes de pintar o cabelo de vermelho pense muito bem se é isso que você quer mesmo, pq a tinta nunca mais vai sair da sua cabeça. NUNCA!

Sério, eu já pintava o cabelo de loiro há 1 ano e ainda tinha tinta vermelha ali embaixo!

Ci on 19 de abril de 2010 às 12:48 disse...

Tem que ser uma decisão muito bem pensada! Assim como pintar o cabelo de preto.

Como vc é boa de colorimetria!

E eu não gosto de cabelo vermelho! Humpft!

Sheilinha® on 19 de abril de 2010 às 14:07 disse...

Q gatinha

Amanda Mirasierras on 19 de abril de 2010 às 14:15 disse...

Isso é verdade, Tata, o vermelho desbota MUITO mas o que sobra NUNCA sai!
E Cindy, vc tem que gostar de cabelo vermelho! Vai dizer que vc não gosta de mim?!

Carol disse...

Só pra dar uma dica, mesmo o post já sendo antigo, como eu vim parar aqui, enfim...
Gente, tintura vermelha sai, sim, aliás, qualquer tintura. Antes eu acreditava que para arrancar cores difíceis como vermelho e preto, só à base da tesoura mesmo, ou decapagem detonante. Mas já tentaram dekap color? É magnífico, funciona muitoooo! E não detona o cabelo, pelo que eu li, ele age somente nas moléculas da tinta, não afeta a estrutura do fio. Já usei duas vezes para "reestartar" a cor do cabelo e não estragou mesmo, muuuuuito melhor do que água oxigenada (passei preto por cima do loiro, não gostei, removi, passei castanho claro. ontem removi e passei o granada, por isso vim parar aqui).
Ou seja, passou e errou, tasca esse produto e pronto, removeu. Carol jura.

Anônimo disse...

Great blog! Is your theme custom made or did you download it
from somewhere? A design like yours with a few simple tweeks would
really make my blog jump out. Please let me know where you got your
theme. Kudos

Feel free to surf to my website vakantiehuisjes

 

Lágrimas e Maquiagem Copyright © 2010 Designed by Ipietoon Blogger Template Sponsored by Online Shop Vector by Artshare