27 de agosto de 2009

Sobre a 'menstruation'

Postado por Convidados na quinta-feira, agosto 27, 2009
Bem, esse assunto é fatalmente presente na vida das mulheres e também dos homens, afinal, a gente sofre pra burro, mas na real, nem a gente se agüenta, e os homens então? Porém, não estou aqui hoje para falar sobre mulheres X homens, mas sim mulheres X ... mulheres. E tem cada uma.

Pra começar, eu queria dizer que já ter TPM, ficar menstruada, chata e com cólica não é nada fácil. Pior lá na escola em que trabalho, tendo que fingir que eu não estava tão ácida e tentando agüentar as contrações psicodélicas para não assustar as crianças, num momento de desespero tive que correr pro banheiro e entrar no primeiro que pude. Porém, lá estava algo que realmente me tira do sério, e acaba com meu dia (e com certeza deixaria mal qualquer pessoa). Lá estava no lixo. O que? Ah claro, papel, vermelho. Mas... será que a imbecil da mulher (ou mesmo adolescente, eu sei lá?) não tem o mínimo de senso de dobrar, embrulhar, ou sei lá, a droga do papel que ela usou? Poxa, nem eu (nem ninguém!!) é obrigada a ver coisas íntimas de outra pessoa, ainda mais na situação hormonal exposta. Isso me deixou furiosa, porque primeiro eu pensei: “porra, estamos em uma escola e será possível que a mesma professora que educa não é capaz de educar a si mesma?”. Ou então, alguma aluna da escola mesmo: “porra, será que ninguém mais ensina a estas garotas que não se deve ter nojo de si mesmas?", já que algo totalmente natural. Daí eu me lembrei de outra história.

Uma amiga minha me contou que uma fulana conhecida lá da praia até os 18 anos não trocava o próprio absorvente. Quem trocava era a própria mãe dela. Manja? Como se fosse uma fralda. AFE, se liga né, meu bem? E além de tudo eu me lembro bem, ela gostava de se mostrar e ficava se achando pacas com um namorado babaca, e a guria nem sabia se limpar! Bem, eu fiquei imaginando ela ligando pra mãe e o namorado do lado dela. “Mãeee, to aqui com o fulano, vem me limpar?” Puff, é cada uma. E o pior é que a história é verídica, e a garota só aprendeu a se limpar quando a mãe não foi pra praia com ela. Brochante, não? Mas é a verdade. Está aí uma grande geração de meninas que estão mais taradas que os meninos e não conhecem o próprio corpo, e além de tudo tem nojo dele. Como pode?

Uma vez na minha aula de pedagogia estávamos discutindo sobre a mulher, suas lutas diárias e etc, a professora disse que existe uma certa tribo indígena que, quando as mulheres ficam menstruadas, são deixadas em ocas “especiais”, onde elas somente descansam e seu sangue é compartilhado com a terra, a própria natureza, onde entra em comunhão. Elas têm todos os cuidados especiais das outras mulheres das tribos, e quando termina o ciclo, quando for a vez das próximas, essas que descansaram cuidam das que por sua vez estão nas condições da menstruação. Maravilhoso, não? Imagine só a gente poder descansar neste período? Mas não, estamos na época de “mulheres-maravilha” onde a gente trabalha, estuda, tem que ficar gata, gostosa e boazinha com namorado e afins, cuida de irmão, de filho, de marido, de cachorro, tem que estar depilada, com as unahs feitas, com a última bota da estação, dá conta de uma porção de problemas, aguenta os problemas e queixas dos outros, e a gente não pode nem explodir, mesmo fora de época, senão já nos apontam o dedo e dizem: é Tensão-Para-Matar! Além de tudo não há mais espaço para se sentir triste, cansada, acabada, carente, melancólica etc etc etc... afinal, a culpa foi nossa, não é? Quem mandou queimar os sutiãs? Sim, somos mulheres, sofremos, sangramos, mas ainda assim estamos por cima. Porém, devemos ter nosso espaço para sermos educadas e para merecer o devido respeito das pessoas, especialmente de nós mesmas. À luta, sempre!

Agradeço a oportunidade de poder expressar um pouco de minhas idéias com garotas tão especiais que com certeza entendem essas situações! E tantas outras! PEACE AND LOVE. Beijos!

Camila Pontes é pedagoga e pretende ensinar sobre o corpo, o mundo e o respeito (and peace and love) aos seus pequenos aluninhos.

6 comentários:

Ci on 27 de agosto de 2009 às 11:15 disse...

Absurda história da menina que a mãe limpava! Que vergonha!!

À propósito, não sei qual a dificuldade de fazer um embrulhinho discreto!

Sheila disse...

Nossa, eu tbm fico morrendo de raiva qdo entro no banheiro e tá lá exposto. FIco pensando como é a casa de tal pessoa. Tipo...que mulher porca!
E esta história aí , da menina que a mãe limpava é bizarra. Desculpe mas não consigo acreditar. hauhauhauah

Tata on 27 de agosto de 2009 às 15:45 disse...

Nossaaaa eu tb acho que não pode ser verdade!!! Que nojooooooo!!!

Amanda Mirasierras on 27 de agosto de 2009 às 18:38 disse...

Eu fiquei mais interessada nessa parte da mamata menstrual...
Meninas, daqui a 10 dias podem tirar folga que é a minha fase de comunhão com a natureza! Todo mundo me paparicando!

Ci on 27 de agosto de 2009 às 19:23 disse...

hahahahahha

É bem capaz mesmo!!!

Mia disse...

AUHAUHAUHAUA

tb quero paparicação !!

e a história é verdade mesmo......... tem certas coisas na vida que são muito inacreditáveis, mas são reais aushuashuahsa

bjosss !!!

 

Lágrimas e Maquiagem Copyright © 2010 Designed by Ipietoon Blogger Template Sponsored by Online Shop Vector by Artshare