22 de março de 2010

Agora é moda?

Postado por Amanda Mirasierras na segunda-feira, março 22, 2010
Eu tenho muita preguiça de seguir moda. Acompanho as novidades pelos milhares de blogs internet afora e até consigo entender todos os desfiles das tais semanas de moda do mundo, mas quando chega a hora de colocar em prática, eu fico na defensiva. Porque seguir tendências parece algo tão datado que nem tem graça. Mas o que me surpreende é que também as coisas aparentemente atemporais de repente viram moda, e aí você é pego de surpresa ao ver que aquilo que sempre esteve em seu guarda-roupas de repente está no corpo de todo mundo. Já aconteceu com você?

A grande tendência desse outono/inverno é o universo rock. Agora para tudo e me explica: aquela montanha de camisetas de banda que eu tenho na gaveta de repente é "in"? Liberou para que eu use meus cintos de tachinhas a torto e a direito? Minhas jaquetas de anos agora são socialmente aceitas? Posso passear sossegada com os meus jeans surrados a ponto de rasgarem?

Pelo que me consta, rock dita moda desde que apareceu. Fazendo uma rápida viagem pelo meu assunto preferido, nos anos 50, quando surgiu o rockabilly, a moda tratou de incorporar rabos de cavalo, óculos gatinha e vestidos rodados para as meninas e jaquetas de couro, calças justas e muita brilhantina nos cabelos dos garotos. Nos anos 60 e começo dos anos 70, com o folk rock e as experimentações progressivas, as calças boca de sino, batas de inspiração indiana, cabelos ao vento, sobreposições e roupas feitas à mão saíram dos palcos e influenciaram o movimento hippie que todo mundo conhece.

No final dos anos 70 e anos 80 surgiu o glam rock, com os cabelos armados, maquiagem exagerada, estampas de animais, rendas e todo o exagero andrógeno que marcou época. Ainda nos anos 80 e entrando na década de 90 veio o punk, hard rock e heavy metal de cabelos compridíssimos, couro, coturnos, correntes e mais correntes, cinturões e muito preto. No meio dos anos 90 o movimento grunge ditou moda, com jeans detonados, camisetas surradas, cabelos em desalinho e as inesquecíveis camisas de flanela. Pouco vou arriscar sobre a primeira década de 2000, mas acho que o tal rock "alternativo" liderado pelos indies foi responsável pelas calças justas com tênis em contraste, camisetas coloridas e cabelos lisíssimos.

E agora, em 2010, algum engraçadinho resolve decretar que o rock está na moda? E quando é que não esteve, cara-pálida?!

A parte mais engraçada (para não dizer triste) de toda essa história é que eu vou usar as mesmas roupas de sempre e vai parecer que "é tendência". Ora, francamente! Esses meses frios vão repetir a minha birra do ano anterior, quando algum bacana sem imaginação resolveu que a moda era folk/bohemian e reviveu a onda hippie. Aí eu abri o guarda-roupas, dei de cara com as minhas peças acumuladas em anos e anos e tcharam!, eu estava na moda. Agora eu vou continuar usando minhas batinhas com tricô feito a mão e serei "so last week"?

Já que a moda agora é rock, u know what? Kiss my fucking ass!


Ditando a moda de 2010 desde 1984

3 comentários:

Tata on 22 de março de 2010 às 09:58 disse...

Eu tb acho que rock sempre ditou a moda.

E essas semanas de moda por aí me cansam... um sonooooo

Amanda Mirasierras on 22 de março de 2010 às 14:29 disse...

Eu acompanho o que sai na mídia. Mas que é chato... ô se é. =/

Ci on 24 de março de 2010 às 23:36 disse...

Nossa, acho que eu sou um peixe fora dágua nessa coisa de moda.

Mais uma vez, estarei fora!

 

Lágrimas e Maquiagem Copyright © 2010 Designed by Ipietoon Blogger Template Sponsored by Online Shop Vector by Artshare