26 de março de 2010

Meninos e Meninas

Postado por Ci na sexta-feira, março 26, 2010
Nunca foi uma garota revoltada adepta às atividades de garotos. Pra ser bem sincera, sempre achei que meninos tem que gostar de meninas, meninas tem que gostar de meninos, meninas tem que gostar de rosa e ter cabelo comprido e meninos tem que gostar de azul e ter cabelo curto. Menina brinca de casinha e menino brinca de carrinho. Mulheres não sabem dirigir, homens não devem lavar louça.

O quê??? Vocês têm idéia da loucura que eu estou falando? Agora eu acho uma loucura. O correto seria dizer que meninos são meninos e meninas são meninas e devem fazer o que têm vontade de fazer, independente de qualquer coisa.

Mas eu vivi com a resistência. Aqui em casa, meu pai não lava a louça e minha mãe não dirige (exceto pelo trabalho, que o braçal é da mam´s, mas o negócio é dele). Minha avó perguntava pros meus pais, longe de mim, se eu não tinha nada mesmo com a minha amiga (ela sempre sonhou com um namorado japonês). Me enganaram muito tempo com o cabelo em V, para que eu visse a parte da frente mais curta e continuasse com os cabelos compridos. Meu joelhos não são esfolados de brincar na rua e não tenho nem uma cicatriz.

Imagina se eu fosse uma daquelas roqueiras/metaleiras/góticas que estudavam na época do colégio... Acho que é tudo emo, né? Imagina! Meus pais teriam ataques com certeza. Acontece que eu nunca senti essa necessidade de me revoltar, porque meus pais jogaram muito bem com uma liberdade controlada e uma filha com um super ego bem grandão, mas isso é assunto pra outro post...

Quero dizer que sempre fiz coisas de meninas. Sempre escolhi o rosa. E hoje em dia, tento ao máximo lutar contra isso. Aceitar a diversidade. Hoje, brigo por direitos iguais, divididos e livremente escolhidos. Eu não faço prato de marmanjo, botarei dinheiro em casa quanto necessário for, aceitei a porcentagem de namorecos que resolveram mudar de opção e gostar de meninos, tento com todas as minhas forças dirigir (vocês não tem noção de como isso é difícil pra mim - e eu nem sei o porquê), e enfiar na minha cabeça que todos são iguais.

Essa linha que divide homens e mulheres é uma coisa complicada. Acho, na verdade, que as mulheres é que buscam fazer papel de homem e elas também que lutam para que eles façam mais atividades de mulheres. Há umas décadas devia ser alto o preço que uma mulher pagava pra ser dondoca, enquanto o marido colocava a comida dentro de casa. No geral, as mulheres se sentem melhor assim, multi-uso.

Mas, como diz uma querida professora, o que o berço deu, só a tumba tira. E por mais que eu aprove toda essa igualdade entre homens e mulheres e suas escolhas, gosto de ser uma mulher. E feminina. De portas de carro, jantares românticos, pequenas delicadesas e surpresas que te lembram, no final de um dia estressante de trabalho, que você é a única, melhor e mais especial criatura que existe no universo. Gosto de ser cativada.

Acho justo que homens e mulheres compartilhem todas as atividades. Só não se esqueçam que somos mulheres.

4 comentários:

Tata on 26 de março de 2010 às 09:56 disse...

Eu tb acho justo que o Fê cozinhe e lave a roupa enquanto eu to fazendo a minha unha e arrumando o cabelo pra ficar bem feminina pra ele... divisão de atividades! hauahuhahuahua

Amanda Mirasierras on 26 de março de 2010 às 10:00 disse...

Olha, eu tenho que confessar que fiquei super feliz ao ler esse texto. Acho que mesmo que só a tumba leve algumas coisas, aprender a ir contra o que fomos ensinados a vida inteira é uma prova enorme de amadurecimento.
Estou tão orgulhosa! =P

Tata on 26 de março de 2010 às 17:40 disse...

Poxa vc fez esse post hj e eu lembrei que amanha seria aniversario de 50 anos do renato russo =( e ele gosta de meninos e meninas!

It Guéls on 26 de março de 2010 às 20:18 disse...

adorei a mensagem no blog!!!!!!
super obrigada!!!!
de ♥

bju enoooooooooorme gata!

 

Lágrimas e Maquiagem Copyright © 2010 Designed by Ipietoon Blogger Template Sponsored by Online Shop Vector by Artshare