29 de março de 2010

Verdadeiras amizades continuam a crescer

Postado por Amanda Mirasierras na segunda-feira, março 29, 2010
Existe um texto chamado Depois de algum tempo, cuja autoria se atribui ao Shakespeare. Eu o li pela primeira vez há uns dez anos, e desde a minha primeira leitura acreditei que ele deve ter sido escrito por outra pessoa. Mas independentemente de quem o tenha criado, minha passagem preferida sempre foi: "(...) Aprende que não temos que mudar de amigos, se compreendermos que os amigos mudam.".

Essa tarefa é muito difícil. Nós nos acostumamos com as pessoas, mas conforme o tempo passa, nós e elas nos modificamos. E a reação mais fácil é deixá-las para trás, já que elas não são mais o que gostaríamos que fossem - o que, na verdade, é uma imbecilidade, porque nem nós mesmos somos bem o que gostaríamos de ser. Ao longo da minha vida eu me afastei de muitas pessoas, e quase nunca foi por iniciativa minha. Às vezes, sinto bastante falta de algumas pessoas que estão longe de mim por opção. Mas hoje eu sou como sou, e se isso frustra expectativas ou vontades, eu me pergunto: será que algum dia houve amizade de verdade?

Sábado, no open house da Tata (e do Fê), ficou bem nítido como a vida modificou as minhas amigas. E de uma forma muito maluca, ainda que nem sempre tenhamos plena consciência, o mundo nos deu o que precisávamos.

A Taís agora tem uma casa, tem um namorido, tem panelas e problemas com baratas. Ela tem nas mãos todo o espaço que precisa, a liberdade para ser tudo o que de fato é, e a compreensão nas conversas e no silêncio. A Cindy tem um emprego equilibrado e um namorado maravilhoso que lhe dá segurança. Ela tem o controle necessário para construir a vida da maneira que julgar melhor, e conquistou a serenidade do pensamento.

Mas enquanto nós cochichamos sobre pessoas estranhas, falamos sobre objetos de desejo ou pensamos em todas as Melissas do mundo, nós só somos três meninas que se conhecem há muito tempo. Para elas, volta o dia em que a menina séria conheceu a menina de sardas. Para mim, volta o dia em que uma garota balançava as pernas incansavelmente durante a minha primeira aula na faculdade, e volta a noite em que fomos numa festa horrível num estacionamento e eu conheci sua amiga, aquela que tinha florzinhas desenhadas nas unhas.

Eu acho que o que há de mais bonito na amizade é reconhecer nossos velhos amigos nas novas pessoas que eles se tornaram. É lembrar da cor preferida, de todas as fotos parecidas, dos amores que foram e dos que ficaram. Das diferenças, das discussões, da raiva explosiva e do aperto doído no peito antes de tudo ficar bem. Ser amigo é não ver o tempo passar. É saber que tudo vai mudar, mas que aquele amor inexplicável, que vai além das diferenças, vai sempre nos unir e nos fazer rir das mesmas bobagens.


... E que bons amigos são a família que nos permitiram escolher.

7 comentários:

Tata on 29 de março de 2010 às 09:44 disse...

Independente de quem escreveu, esse texto é o melhor!

|E sobre o seu texto, não tem nem o que comentar, perfeito!

Tata on 29 de março de 2010 às 09:59 disse...

Mas vc acha q o mundo nos seu o que nós precisavamos ou de certa forma as nossas atitudes atrairam isso??

Amanda Mirasierras on 29 de março de 2010 às 10:12 disse...

Eu acho que a gente se esforçou muito mesmo, mas mesmo assim muita coisa deu errado. E hoje, de uma forma meio torta, parece que acabou dando certo! Eu acredito muito na força de vontade, mas tb acho que sempre depende de um pouco de sorte...

Tata on 29 de março de 2010 às 12:27 disse...

Eu to com cara de lesada total nessa foto! odeio foto com lingua pra fora! huhahuahu

on 29 de março de 2010 às 21:56 disse...

Belo texto! Engraçado, ontem mesmo eu estava lembrando dessa frase exatamente nesse contexto!! Na verdade eu pensava no contexto e me veio essa frase!hahaha Esse post veio na hora certa! Parabéns, pelo post e por saberem valorizar e manter essa amizade! =)

Beeijos,
Jú Bondiole (leitora tímida, porém assídua hahaha)

Amanda Mirasierras on 30 de março de 2010 às 15:35 disse...

Olha, já tenho uma estagiária preferida agora! Hahahaha
Beijos, Ju! Volte sempre. =)

Ci on 31 de março de 2010 às 00:16 disse...

=)

Acho que o que mais é válido é aceitar o tempo e o que vem com ele.
Cuidar, para não se perder.

Amizade de verdade é uma certeza engraçada, né?

A família que me foi permitido escolher.

Como nós mudamos, né?
Que bom!

Lindo ^^

 

Lágrimas e Maquiagem Copyright © 2010 Designed by Ipietoon Blogger Template Sponsored by Online Shop Vector by Artshare