Eu não posso me considerar, assim, uma mão de vaca, pois eu tenho vários impulsos compulsivos. E que mulher não tem? Acho que tem a ver com os hormônios, mas tem certas épocas que eu saio querendo comprar, não importa o quê seja ou quanto custe: eu quero sacolas! Mas como uma boa neta de turcos, eu tenho lá meus impulsos de achar tudo caro e não querer gastar um centavo.
E tem certos truques que me ajudam bastante a exercer meu lado mão de vaca. O primeiro é não ter cartão de crédito. Nunca! Pois eu sei que eu não sei me controlar. E não tendo cartão, eu preciso pagar a vista, então, se eu não tiver dinheiro esse mês, fica pro próximo e dá tempo de passar o impulso e pensar como eu sobrevivi bem por um mês sem aquele produto e como ele não é tão essencial na minha vida. Dá até um mantra de economia: sem cartão e com reflexão!
Outro truque é o do dinheiro "inteiro". Como eu pago tudo no débito, quase nunca tenho dinheiro na carteira, mas tem certas coisas que precisam ser em dinheiro, tipo o ônibus. Aí eu tento manter uma nota de 10 inteirinha na carteira e só troco em último caso, por que depois de trocado ele some. Juro! E quando eu digo último caso é tipo risco de vida, e só! Novo mantra: dinheiro trocado é dinheiro gastado!
E quando o impulso de comprar é muito, muito grande, eu parto pra liquidação. Mas liquidação de verdade, não essas lojas que abaixam os produtos pra 200 reais e todo mundo acha uma pechincha! Só compro livros de 20 reais, blusinhas de 30 e por aí vai. E em dia de economia, comida é só no Habib's! E guarde o mantra aí: se eu quero economizar, 50 reais não posso gastar!
Boas compras!
4 comentários:
Sabe, cartão de crédito nao é tão ruim se o limite é pequeno!
De resto, eu concordo com tudo!
Eu tenho fases, mas agora to encontrando um bom equilíbrio entre ser econômica, comprar o que tenho vontade e não ser mão de vaca.
Mas todos os meus problemas vão acabar quando eu receber meu dissídio... hahahahahahaha
Agosto é o mês abençoado do dissídio! Mas God Knows que ele só chega lá pra Outubro...
Hoje eu sou uma pessoa bemmm mais controlada tbm.
Postar um comentário